Modelagem 3D na Engenharia. Tudo o que você precisa saber!

19/10/2022 •



A modelagem 3D é uma tecnologia muito utilizada no setor de engenharia. A solução ajuda a melhorar os projetos, por exemplo, com um alto nível de detalhamento, na prototipagem, etc.

Estudos preveem a expansão dessa tecnologia nos próximos anos. De acordo com uma pesquisa publicada pela consultoria Markets and Markets, o mercado mundial de impressão 3D deve crescer aproximadamente 23,3% até 2025.

Neste artigo, entenda o que é e os tipos de modelagem 3D, as vantagens, entre outras questões relacionadas. Vamos lá?

Afinal, o que é modelagem 3D?

É a representação gráfica de objetos, ambientes, animais, etc. A modelagem 3D, por meio de desenhos tridimensionais, possibilita a visualização de projetos antes da fabricação.

Além disso, essa solução permite que os profissionais façam simulações com o intuito de prever e corrigir possíveis erros. Desde falhas no funcionamento do mecanismo até equívocos no processo de fabricação.

Para aplicar essas simulações realistas, as empresas e profissionais podem contar com o auxílio de softwares, conhecidos como CAD (em português, Desenho Assistido por Computador). Um exemplo de sistema bastante utilizado é o SolidWorks. Esse programa oferece diversos recursos para representar diferentes formas geométricas, texturas, comportamento de objetos, entre outras funcionalidades.

Tipos de modelagem 3D

Há 2 principais tipos de modelagem 3D que se aplicam na engenharia. Ambos compatíveis com a ferramenta CAD. Confira quais são:

1. Sólida: permite criar objetos com as características e proporções similares ao item original. Esse tipo segue o mesmo fluxo de fabricação do modelo real. Sendo assim, é possível realizar correções em cada estágio do projeto, sem a necessidade de voltar na fase zero para fazer ajustes.
2. Superfície: é a modelagem apenas na parte externa do objeto, ou seja, o interior fica oco. O intuito é avaliar as características estéticas do produto.

Benefícios da modelagem 3D para a engenharia

A seguir, veja os principais benefícios associados à modelagem 3D:

Agilidade

O desenvolvimento de modelos físicos pode não ser rápido o suficiente para atender a demanda do cliente. Porém, as renderizações digitais podem ser criadas rapidamente, personalizadas e transmitidas para qualquer lugar do mundo em segundos.

Sustentável

Ao aplicar a modelagem 3D, as empresas podem atender aos padrões de sustentabilidade, mesmo que criem variações do projeto. Nesse sentido, o número de protótipos físicos pode ser reduzido, o que resulta em uma diminuição significativa no uso e desperdício de materiais.

Redução de tempo e custos

O modelo 3D ajuda na redução de tempo e custos de projeto. Isso porque antes do projeto entrar em produção, o software permite que cada componente de uma estrutura ou produto seja revisado, testado e atualizado.

Prototipagem fácil e flexível

Modelos 3D são frequentemente usados para produzir o protótipo de um produto. Dessa forma, é possível avaliar o conceito de design, detalhes, custos de produção, etc.

Precisão e qualidade

A digitalização e modelação 3D podem ser utilizadas para gerar locais e espaços virtuais precisos, mesmo antes do início do projeto. Sendo assim, os projetos podem ser implementados com garantia de qualidade e precisão.

Vale a pena aprender a modelagem 3D?

A resposta é simples: sim! Esse mercado é incrivelmente rápido, com muito espaço para criatividade e apresenta diversas oportunidades de emprego.

Com a relevância da modelagem 3D nas empresas, e com os avanços tecnológicos relacionados a essa técnica, a tendência é que as oportunidades de trabalho aumentem progressivamente.

Vagas na área de engenharia

A Deproi Engenharia Industrial, além de trabalhar com projetos e consultorias de engenharia, também atua com a alocação de profissionais. Portanto, se você está em busca de vagas nesse segmento, acesse nosso quadro de vagas e envie seu currículo.