5 principais etapas de um projeto de engenharia mecânica

19/11/2022 •



O projeto de engenharia mecânica é utilizado para viabilizar e otimizar a fabricação de peças, produtos, máquinas, equipamentos ou outros componentes. Além disso, esse tipo de projeto é comumente aplicado no aprimoramento do processo produtivo de indústrias.

Para o desenvolvimento eficiente desse trabalho, algumas ferramentas eletrônicas são necessárias, por exemplo, a plataforma CAD. Esse tipo de sistema permite melhorar o tempo de trabalho e também a qualidade das especificações do desenho técnico.

A criação de um projeto de engenharia mecânica, geralmente, é de médio a longo prazo, e envolve várias etapas. O objetivo é garantir que o produto final atinja a eficiência desejada. A seguir, veja as principais etapas de um projeto dessa área.

5 principais etapas de um projeto de engenharia mecânica

O projeto de engenharia mecânica abrange diversas fases, que variam de acordo com o objetivo do trabalho. Listamos as principais etapas, logo abaixo. Acompanhe!

1. Análise de viabilidade

Quando há um problema identificado ou existe a necessidade de melhorar equipamentos, peças, máquinas ou aparelhos afins, o engenheiro junto ao time deve avaliar todas as variáveis envolvidas para estabelecer um possível projeto de solução.

Exemplo de análise de viabilidade: verificação do local de instalação de máquinas, com o intuito de visualizar se há fontes de alimentação de energia adequadas e suficientes para os equipamentos.

2. Desenvolvimento do item

Essa fase consiste no dimensionamento das medidas do item, escolha de materiais, modo de operação do equipamento (elétrica, hidráulica ou pneumática), entre outras questões técnicas.

Aqui, o engenheiro precisa assegurar a correta usabilidade e durabilidade do item. É o momento em que o projeto começa a ganhar as especificações.

3. Desenho 2D e 3D no sistema

Em seguida, o projeto de engenharia mecânica segue para a fase de desenho, isso inclui o detalhamento dos itens. Em muitos casos, também é feito o desenho 3D. O objetivo é obter uma visualização prévia do produto final no sistema, antes da execução.

4. Prototipagem

Após a conclusão das etapas anteriores, é o momento de tirar as ideias do papel ou computador. O próximo estágio é criar um protótipo. A prototipagem é uma versão física de teste, utilizada para analisar se as características do item atendem às especificações do projeto de engenharia mecânica.

Nesse passo, os profissionais podem (e devem) realizar os ajustes e melhorias no produto até torná-lo condizente com o planejamento.

5. Documentação

Durante todo o processo de criação do projeto, os profissionais devem reunir as informações pertinentes e armazená-las para registro histórico. Essa documentação é fundamental para futuras consultas. Tanto no caso de posteriores melhorias quanto para identificar possíveis falhas.

Benefícios do projeto de engenharia mecânica para as indústrias

Esse tipo de projeto, se adequadamente planejado, gerido e executado pode trazer diversos benefícios às indústrias. Confira os principais:

  • Reduz os custos com a manutenção;
  • Reduz o custo de fabricação dos equipamentos;
  • Otimiza recursos;
  • Ajuda na automação industrial;
  • Aumenta o desempenho da produção;
  • Gera mais estabilidade e tranquilidade para a gestão;
  • Aumenta a vantagem competitiva;
  • Amplia os níveis de inovação da indústria.

Sua empresa busca profissionais qualificados para o desenvolvimento de projetos de engenharia mecânica? A Deproi Engenharia Industrial faz a alocação de profissionais em todo o Brasil. Portanto, nosso time de recrutamento pode auxiliar sua empresa nessa missão. Entre em contato com a nossa equipe.