HAZOP na indústria: o que é, como funciona e qual a importância?

08/09/2022 •



A metodologia HAZOP é aplicada na indústria para prevenir riscos e tornar os processos mais seguros e confiáveis.

Os riscos são inerentes a todo processo produtivo, mas é possível evitá-los por meio da aplicação de ferramentas e métodos, por exemplo, com a metodologia HAZOP.

Mas o que é HAZOP mesmo?

O HAZOP é um método qualitativo, que busca identificar os riscos atrelados ao processo. Por exemplo: riscos que possam afetar a segurança, os colaboradores, equipamentos, entre outros elementos relacionados.

O termo HAZOP é uma sigla que em inglês significa Hazard and Operability Study (em português, quer dizer Estudo de Perigos e Operabilidade). O objetivo é investigar de forma detalhada os pontos do processo, detectando as possíveis variações não previstas no projeto. Além disso, o método ajuda a reconhecer aqueles riscos que podem impactar nos resultados de qualidade e de produtividade.

No entanto, esse estudo vai além da identificação de riscos, ele também permite indicar as causas e efeitos. Além do mais, possibilita elaborar ações preventivas e corretivas para os pontos evidenciados.

Aplicação

O HAZOP, geralmente, é aplicado na etapa de planejamento, pois nesta fase os custos de alteração de processos são menores. Mas isso não é uma regra. Ou seja, ele também pode ser aplicado em outra etapa do projeto.

Durante o estudo, são analisados os pontos de segurança e os riscos de acidente com os colaboradores ou maquinário, e também as ameaças que comprometem a qualidade e a eficiência da produção na indústria.

Como funciona o método HAZOP?

Primeiramente, é feita a escolha de uma equipe multidisciplinar para realizar o mapeamento do processo, em seguida, esse time cria um fluxograma.

O próximo passo é a seleção de um segmento do fluxograma, também chamado de nó para posterior análise de riscos. Na sequência, os colaboradores listam as variáveis físicas envolvidas no processo.

Na próxima fase, essas variáveis são analisadas e combinadas em uma planilha com as palavras-guia. Palavras que depois orientam os indicadores.

Após definir as combinações de variáveis físicas, é necessário que os funcionários façam a análise dos seguintes tópicos:

  • Causas: são os motivos pelos quais acontecem os desvios;
  • Consequências: são as consequências vindas do desvios;
  • Providências: ações necessárias para evitar a ocorrência dos desvios;
  • Detecção: é a definição do modo de detecção do erro. Exemplo: utilização de um sensor na linha de produção.

Qual a importância do HAZOP na indústria?

O HAZOP é essencial nas empresas porque ajuda a identificar antecipadamente os cenários com alta probabilidade de erro. Ou seja, permite que o time elabore ações de correção preventiva e traz mais segurança para os processos da indústria.

O método também possibilita reduzir os custos, já que ao auxiliar na identificação prévia de possíveis falhas, a metodologia evita acidentes, a propagação de erros e retrabalho.

Colocando em prática o HAZOP na indústria

A Deproi Engenharia Industrial, trabalha com diversos projetos e consultorias de engenharia. Então, se a indústria onde você atua pretende colocar em prática o HAZOP, pode contar com o apoio da nossa equipe para tirar dúvidas e auxiliar na operação do projeto.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre este artigo, fique à vontade para enviar seu recado nos comentários.